Vídeo do dia

Half a World Away from Matt Ferrington on Vimeo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Alimentos que deixam pele, unha e cabelo mais fortes: saiba quais são


Que alimentos devo consumir para deixar pele, unhas e cabelo em dia?
– Luiza Roldoni, São Paulo (SP)

Os cabelos, unhas e pele são formados por vitaminas, minerais e proteínas-chave. A saber:

QUERATINA – responsável pelo fortalecimento e brilho, entre outras funções, essa proteína dá aquele aspecto vistoso aos fios e a pele. Pode ser obtida por meio de carne branca, leite ou bebida de soja, peito de peru e queijo light.

VITAMINA A – importantíssima para a renovação das células e recuperação dos tecidos, está presente não só no fígado (que nossas mães nos mandavam comer na infância), mas também em alimentos como o mamão e a cenoura.

SELÊNIO, VITAMINAS C e E – esses nutrientes têm função antioxidante, que protege as células da ação danosa dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento do organismo. A vitamina C também participa da formação do colágeno, uma proteína responsável pela firmeza da pele, e pode ser encontrada em frutas como laranja, goiaba e acerola, além dos vegetais crus de cor verde escuro. A vitamina E está em óleos vegetais, no gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros e nos vegetais de folhas verdes. Já o selênio é facilmente encontrado nos pescados, cereais, carnes, ovos e principalmente na castanha-do-pará.

VITAMINA D – é a vitamina que ajuda nos mecanismos de crescimento e reparação dos tecidos, além de controlar a formação de queratina. Alimentos que a contém: peixes como o salmão, leite e ovos.

ZINCO – nutriente que tem relação com a manutenção de uma pele saudável, pois é necessário para o processo de cicatrização e de produção de colágeno. O zinco também estimula o crescimento de pelos e a produção de novas células. É encontrado nas carnes, aves, frutos do mar, laticínios, feijão e lentilha.

VITAMINAS DO COMPLEXO B – elas são fundamentais para a saúde dos cabelos. Queda de fios, cabelo grisalho ou muito ralo podem ser sintomas de baixos níveis destas vitaminas. As melhores fontes são os grãos, cereais e vegetais de cor verde escuro.

IMPORTANTE! Para que todos estes nutrientes façam efeito, eles devem estar inseridos em um cardápio variado, saboroso e equilibrado. Além disso, dormir bem faz toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário